--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Globo e Serra deixam de ganhar prêmio internacional


Se concorressem ao World Press Photo 2008, a dupla Globo-Serra seria a maior barbada. A foto vencedora, do americano Anthony Suau, mostra um policial invadindo uma casa, cujos moradores foram desalojados pela crise mundial.

O brasileiro Luiz Vasconcelos, do jornal “A Crítica” de Manaus, foi o primeiro colocado na categoria Notícias gerais, com esta belíssima foto aí em cima, que mostra uma mulher enfrentando a polícia para evitar o despejo de vizinhos, em Manaus – segundo afirma o jornal O Globo. [Mais fotos premiadas aqui]

Como se vê, o tema da desapropriação de casas ligado à violência policial e resistência estava na ordem do dia do júri. Daí minha afirmação de que a dupla Globo-Serra teria papado o prêmio de vídeo, se houvesse a categoria no prêmio.

Olhem o vídeo abaixo, que editei em 11 de dezembro de 2007, retirado do Jornal Nacional, e vejam se eles não mereceriam o prêmio.



Reportagem de José Roberto Burnier no Jornal Nacional mostrou a Polícia Militar de São Paulo usando spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha para desocupar casas construídas na região da Favela Real Parque, na capital de São Paulo.

Entre os atingidos pela ação da PM, uma criança de colo, um bebê de apenas um mês de vida e uma mulher grávida, que entrou em trabalho de parto.

No entanto, o foco da matéria foi o imenso congestionamento que a ação de reintegração de posse causou ao trânsito na manhã paulistana.

Como o governador de São Paulo é o tucano José Serra e o prefeito da capital, o demo Kassab, o JN não fez comentário algum sobre o uso de violência pela PM.

Editei o trecho da reportagem que mostra a ação policial. Repare no spray sendo lançado contra uma senhora com uma criança pequena no colo. Em seguida, há o depoimento da mãe de um bebê de pouco mais de um mês de vida. Mais adiante, uma grávida sendo levada numa maca.

Spray de pimenta pode matar

O spray de pimenta, segundo informação da Folha Online, “causa irritação à pele, olhos e à mucosa do trato respiratório superior, gerando dor e desconforto. Pode inclusive gerar inflamações e edemas nas áreas em que entra em contato. Esses efeitos podem durar de 30 a 60 minutos”.

O médico toxologista Sérgio Graff, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entrevistado pela reportagem da Folha, afirmou que a substância liberada pelo spray não é letal, mas pode causar sérios problemas – inclusive a morte – em pessoas menos resistentes, como idosos e crianças.

"Nestes casos, a morte é causada por complicações em decorrência da inflamação das vias aéreas, em que desencadearia uma crise de bronquite e o motivo seria insuficiência respiratória ou insuficiência cardíaca."

Fonte: http://blogdomello.blogspot.com/2009/02/globo-serra-violencia-policia.html

Um comentário:

- YuH disse...

aFF...
Sem comentários sobre isso
Antigamente eu pensava bem do Serra...
Minha opnião caiu depois do seu post "Os Passos de Serra"...

Posso dizer que ele fez coisas boas, mas acredito que a maior parte ele num fez nada...

Agora também, Kassab foi eleito novamente, mas não vejo mais nada que ele esteja investindo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...