--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Índios II - Nem Todo Índio é Parente

É triste como os primeiros moradores de nossas terras foram tratados, os números chegam a estimar que viviam até 100 milhões de índegenas quando Colombo aportou por essas bandas, e saber que hoje eles são apenas 10% da população americana e apenas 0,5% da população brasileira é desesperador. Tem muito sangue espalhado na nossa história... Bom mas vamos para mais uma parte.

-----

Nem Todo Índio é Parente

Hoje, a população indígena da América Latina é estimada em cerca de 50 milhões, dos quais 24 milhões vivem na Bolívia, Equador, Guatemala, México e Peru. Eles estão também na América do Norte, no Canadá e nos Estados Unidos. Os povos mais ao norte do continente vivem no círculo polar ártico. São os inuits, ou esquimós. Já nos Estados Unidos são proprietários de empreendimentos milionários, como a tribo Seminole, proprietária de cassinos na região de Kissimmee, na parte setentrional da Flórida. Não há laços genéticos entre esses povos. Cada um tem sua própria identidade e heranças de DNA diferentes.
Na América Latina, os índios se misturaram bastante aos antigos colonizadores. A maioria dos latino-americanos é de mestiços, mistura de indígenas e europeus, além dos negros: os indígenas e os mestiços juntos representam 85% da população do México, Bolívia, Panamá e Peru, 90% da do Equador e chegam a ser mais expressivamente representados no Chile, Honduras, El Salvador e Paraguai, de acordo com pesquisa do Banco Mundial publicada em 2004.
Os camponeses indígenas constituem 60% da população total da Bolívia e da Guatemala. De toda a América Latina, o Uruguai é o único país que não possui população indígena. A Argentina também é majoritariamente européia do ponto de vista da sua composição étnica, apesar da presença no norte do país.
O México concentra o maior número de índios do centro-norte do continente, com 12,7 milhões de pessoas, seguido da Guatemala, com seis milhões (a metade da população), segundo o relatório anual "O Mundo Indígena" de 2005.
Os índios na América do Sul vivem principalmente na região do planalto. A Bolívia, com 37 povos indígenas, possui mais de cinco milhões, 60% de seus habitantes. Em proporção à população total, a Bolívia é seguida pelo Equador, onde os índios representam 35% dos 12,5 milhões de cidadãos, e pelo Peru, com uma percentagem similar, o que significa cerca de oito milhões de indígenas.
Entre as principais comunidades indígenas que habitam a América, estão a maia, a quíchua, a mapuche, a aimara e a guarani. A civilização maia cobre um território de meio milhão de quilômetros quadrados que se estende por Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras e vários estados mexicanos do sul.
No México, sua principal área de residência, vivem 12,7 milhões de indígenas, com um total de 62 idiomas, entre os quais se destacam o náhuatl, o zapoteco, o mixteco, o txeltal e o txotzil.
A cultura quíchua é descendente da inca e habita principalmente a região andina (Equador, Peru e Bolívia). Cerca de 15 milhões de pessoas em sete países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Peru) falam esta língua, das quais quase a metade vive em seis departamentos do Peru, país onde o quíchua é um dos três idiomas oficiais junto com o castelhano e o aimara.
Os quíchuas destacam a comunidade como forma de vida. Em matéria religiosa mantêm um sincretismo entre a tradição inca e o cristianismo. Os aimaras compartilham território com os quíchuas, mas sua maior concentração fica na Bolívia, no Peru, no norte do Chile e na Argentina.
Na Bolívia, a população que fala o idioma dos aimaras supera um milhão e meio de pessoas, número muito parecido com o do Peru. O "cholo" (mestiço) peruano Alejandro Toledo e o índio boliviano Evo Morales foram os primeiros membros das comunidades quíchua e aimara, respectivamente, a ocupar a chefia de um país.
Os aimaras respeitam e reivindicam como sinal de identidade a folha de coca, da mesma forma que os quíchuas apostam na coletividade e possuem um estrito código de honra que exige não roubar, não mentir, nem ficar ocioso.
Com seu vínculo com a terra, são preferencialmente agricultores e cultuam a natureza - sol e terra, sobretudo - e os ancestrais.
A cultura guarani, originária da Amazônia, predomina principalmente no Paraguai, onde 90% de seus 5,7 milhões de habitantes falam o idioma, co-oficial ao lado do espanhol. Além disso, têm presença em países como a Bolívia, com 62 mil pessoas, o Brasil, com 30 mil, e Argentina, com cerca de 15 mil.
Segundo o estudo do Banco Mundial "Povos indígenas, pobreza e desenvolvimento humano na América Latina: 1994-2004", todos estes povos, com exceção dos norte-americanos, vivem uma realidade comum de marginalidade e pobreza, aspectos percebidos nos baixos indicadores de desenvolvimento em educação e saúde.

As etnias no Brasil

As etnias que predominam no Brasil são os Tupis, Guaranis e Jês. Na época do descobrimento, há estimativas de que existiam cerca de 3,5 milhões de habitantes nativos, que se dividiam em quatro grupos lingüísticos e culturais. Eram os Jês, os Tupis, Aruaque e Caraíbas. Os Tupis ocuparam o litoral e expulsaram para o interior os outros grupos.
A cultura Tupi era muito difundida pelo Brasil e sua língua, a mais falada no tempo de colônia. Até o século 17, o tupi era falado por todo o território nacional, até que foi proibido pelo Marquês de Pombal. Era a língua dos bandeirantes, de Tibiriçá, do cacique Araribóia. Atualmente, os povos de língua Tupi ainda se concentram no litoral brasileiro. Mas, existem Tupis na Amazônia, como os Araweté, no Pará. Os Jês incluem a maioria das sociedades indígenas do cerrado, mas não todas. Também abrangem os timbiras e os caiapós, do norte do país. E são considerados povos aguerridos. Já os Guaranis, habitam os estados do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Se divide em três subgrupos, os caiouá, embiá e nhandeva.

Um comentário:

- YuH disse...

Nossa...
Agora vejo como tem diversos povos indigenas no Brasil...
E na América Latinha...por exemplo os "Jês"...uma tribo indigina que num tinha ouvido falar ainda...
Mas voltando lá no topo do post...
Me lembrei de uma tribo indigna que é muito rica...e comprou o "Hard Rock Coffe"... O.O
Fiquei curioso em saber que tribo era...^-^
Mas muito bom conteúdo =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...