--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Índios I - Os Primeiros Moradores

No domingo passado, dia do Primeiro Festival de Bandas Ativistas de Taboão da Serra, entrei na correria com o Alex para fazer o evento acontecer, e no meio de tantas bandas desistentes tivemos que sair a procura de equipamentos faltantes como microfones, peças da bateria e até amplificador de guitarra. Uma pessoa foi fundamental nessa busca nos confins de Taboão da Serra e Campo Limpo, um dos palestrantes do movimento humanista nos serviu de motorista e, com a mais pura bondade no coração, sem esperar nada em troca. Durante a viagem conversamos sobre diversos assuntos: a paisagem, a mídia manipuladora, alienação, a OPA e sobre o Peru. Sim, nosso motorista membro do movimento humanista era peruano. E ele fez uma observação que me chamou a atenção, a de que aqui no Brasil os índios foram praticamente exterminados e poucos brasileiros herdaram traços indígenas, sendo na grande maioria herdeiros de traços europeus ou africanos, muito diferente de lá, onde essa herança genética predomina. Isso me fez querer ainda mais conhecer aqueles que viveram na América antes da chegada dos brancos.
Ao assistir Apocalipto já estava preparando um post sobre as diferenças dos povos maias/astecas/incas e pesquisando achei um artigo bem interessante sobre índios em geral que postarei dividido em algumas partes aqui no blog.

Espero que gostem. Abraços!

-----

Os Primeiros Moradores

Os índios foram os primeiros moradores da América. Eles já estavam por aqui, do Canadá à Terra do Fogo, muito antes de Cristóvão Colombo aportar nas Antilhas, na ilha de Guanaani, hoje chamada São Salvador, na América Central, em 12 de outubro de 1492.
A teoria dominante é a de que os primeiros moradores da América descendiam de caçadores pré-históricos que percorreram a ponte terrestre de 1,6 mil quilômetros do Estreito de Bering que na época do gelo, 24 mil anos atrás, quando essas migrações aconteceram, ligava a Ásia ao Alasca.


Descobertas atuais de DNA de restos de dentes e ossos em cavernas de sítios arqueológicos do continente indicam que essas migrações podem ter sido mais recentes e que a presença dos primeiros habitantes das Américas seja de 10 mil anos atrás.
As estimativas de quantas pessoas viviam neste continente quando Colombo chegou variam muitíssimo. De 10 milhões a 100 milhões de pessoas. Os dados são muito fragmentados, por isto, números precisos da população pré-colombiana são difíceis de obter.
Há uma estimativa do geógrafo William Denevan de aproximadamente 54 milhões de pessoas. O império Asteca, onde hoje está o México e a América Central, contava com uma população de cerca de 25 milhões de pessoas e o Império Inca, na região dos Andes e América do Sul, tinha uma população estimada de 12 milhões de habitantes. Além da civilização maia, também no México. No entanto, com as guerras, doenças e trabalhos forçados, os índios foram dizimados e, em alguns lugares, até exterminados.
Segundo o estudo do Banco Mundial "Povos indígenas, pobreza e desenvolvimento humano na América Latina: 1994-2004", atualmente, a população de indígenas na América Latina é de 50 milhões de habitantes, ou 10% do total do continente. Em toda a América, calcula-se que existam mais de 400 etnias aborígines, a maioria entre a América Central e a América do Sul.
O Brasil tinha, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 730 mil índios em 2000, entre tupis, guaranis, yanomamis, kayapós entre outros. Sem contar os cerca de 60 grupos de índios isolados ainda existentes no Brasil. Ainda segundo o IBGE, o país mantém uma grande diversidade indígena, mas um número proporcionalmente pequeno em relação à sua população total, ou seja, cerca de 0,5% da população brasileira.
O antropólogo Darcy Ribeiro, que estudou as questões indígenas a vida inteira, afirmava que desapareceram mais de 80 povos indígenas somente na primeira metade do século 20, no Brasil, sendo que a população total teria diminuído, de acordo com esse autor, de 2 milhões na época do descobrimento para 200 mil pessoas em meados de 1970.
Os censos realizados pelo IBGE mostram que a realidade tem mudado um pouco. Desde os anos 80 do último século, a população indígena no país tem crescido de forma constante, indicando uma retomada demográfica por parte da maioria desses povos. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as populações indígenas na América, a política indigenista brasileira, de Rondon e Villas Boas até hoje, e aprender como se cria uma reserva indígena.

8 comentários:

George Ruchlejmer disse...

Bom post Talaio, muitas coisas aí também não conhecia deles... sempre aprendendo com suas curiosidades e pesquisas aí.

A respeito de todo o post, espero que não mude bruscamente a cultura dos indios devido a esse extermínio todo. Eles devem estar preucupados em aumentar o seu número de individuos, e com razão, antes que sejam dizimados por completo. Isso talvez afete aos mais novos indios, a idade por exemplo de "se conhecer" em diversos sentidos.

Maguita* disse...

Eu tenho adoração pelas culturas pré-colombianas, Incas e Tiwanaku em especial, (pois afinal... são as minhas raízes) e me dói ouvir as histórias que minha abuelita e meus tios contam cada vez que voltam do Peru. Crianças vendendo cartões postais nas ruas, sabe Deus o que eles fazem com o dinheiro... as cholitas cobram pra você tirar foto delas/produtos típicos/lhamas... e sem contar o comércio da coca, claro.

Já o meu pai, quando voltou da Bolívia, falou que ficou com medo ao pegar uma lotação... que ficou literalmente lotada, uma van com mais de 30 pessoas, e minha tia reclamou com o motorista... falando que ia denunciar, aquilo era contra a lei, talz. Todo mundo a encara, o motorista fala:
- Olha, a sua gentinha já ficou no poder por muito mais tempo do que deveria. É melhor você ficar quieta, os cholos que mandam agora.

"Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução"

Será que este vasto mundo tem uma solução (com ou sem rima)?

George Ruchlejmer disse...

Não perca as esperanças! Se tem ou não, não sei, sei desejo que tenha!

- YuH disse...

É triste pensar que milhares...milhões de índios foram dezimados, e a maioria por causa de europeus...E que no Brasil não foi diferente...=/

Mas e essa estatística feita em 2000...será que ainda prevalece?
Ou será que o nº de índios diminuiu ?
Fazem 9 anos desde então...qual será a população indigena atualmente ?

Voltando ao assunto sobre o "exterminío" dos índios, penso sobre a civilização deles, de como os Incas e Aztecas eram tão civilizados, vivendo em uma sociedade, comércializando...
Não como atualmente, onde muitos morrem por motivos ridiculos, onde não há raciocínio...onde vivemos =/

Mas então...
Andei pensando, vamos fazer uma reserva indigena! \o [ quem ta com eO ? ]

George Ruchlejmer disse...

se eu pudesse *-* ....

Maguita* disse...

Demorou!

5a feira na aula de artes a professora mostrou um video que era sobre uns artistas atuais e as diferentes técnicas/coisas que eles usavam/faziam. A obra de uma menina... era uma ilha! Ela criou uma ilha porque era a obsessão dela desde criança.

Então... minha obsessão vai ser uma reserva indígena e eu vou construir uma ilha indígena!

yey! \o/

Maguita* disse...

[mode brisa: on]

Álvaro Diogo disse...

mas o índio já teve sua cultura afetada, é inevitável...

ah maga bela citaçãod e drummond... acho que já postei esse poema aqui, vou dar uma olhada senão tiver vou colocá-lo..mt bom!

sim esses povos eram mt inteligentes, mas também cometiam atrocidades, como sacrificar pessoas para o sol nascer, etc. Hoje somos mais inteligentes e consequentemente cometemos atrocidades ainda maiores como guerrear e matar milhares de mulheres, crianças e idosos por petróleo. Como entender uma coisa dessas?

Acho que deviamos visitar uma reserva, fazer umas entrevistas, postar aqui no blog...tem uma ali no embu ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...