--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Abecedário ExtraOrdinário - Dança

A dança é com certeza uma paixão não correspondida. Tal como cantar um dia o foi também, mas agora acho que estou conseguindo conquistá-lo pouco a pouco, assim como espero conquistar o dançar também.

"A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical,
para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro."

O que este texto extraído da Wikipédia esquece de citar é o fato de dançar ser um ótimo exercício e fazer muito bem para a saúde também. Vale a pena também citar alguns aspectos da dança.

"Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios:

* Quanto ao modo de dançar:
- dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado);
- dança em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forró etc);
- dança em grupo (ex.: danças de roda).

* Quanto a origem:
- dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado etc);
- dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota etc);
- dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
- dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).

* Quanto a finalidade:
- dança erótica (ex.: can can, striptease);
- dança cênica ou performática (ex.: balé, dança do ventre, sapateado);
- dança social (ex.: dança de salão, axé);
- dança religiosa (ex.: dança sufi)."

Logo abaixo alguns exemplos de danças, como trechos do "Lago dos Cisnes", um balé dramático do compositor russo Tchaikovsky; uma apresentação de Frevo, que é um dos estilos de dança que mais admiro e é brasileiríssimo; algo mais moderno com uma apresentação Break e depois algo do outro lado do mundo, pedaços de espetáculos de Dança do Ventre realizados por Shaia Zurah que deixo dedicado a nossa amiga-leitora Duda que é dançarina do ventre também.









Eu tive pouco contato com a dança durante minha vida apesar de sempre gostar, alguns impecílios talvez tenham impedido meu crescimento como dançarino...heiuaheiuaehiaue, tal qual as músicas que são dançadas por nossa geração. ¬¬
É triste ver a quantos passos anda a dança popular com seus funks, axés e calypsos da vida. No passado o rockabilly era visto como indecente também, mas gerou com certeza o mais importante gênero musical de nossa geração, o samba no Brasil foi muito criticado e até proibido na ditatura, porém ambos sobreviveram e são o que são hoje. Será que nosso atual pancadão trará algo de bom no futuro ou é apenas uma ferramenta de alienação e mau gosto?

Espero que tenham gostado do meu post, finalizo com um vídeo sobre a evolução da dança.

10 comentários:

~ βaHh ' * disse...

hauhaua, nos exemplos de danças eróticas faltou o poli dance xD

Álvaro Diogo disse...

acho q eskeci de citar que o climáx more da minha relação com a dança é a dança do pau molão...ehauiehiuaehaiuehaeiu²

~ βaHh ' * disse...

hauahuahau... que bizarro!!

Toninho disse...

Muito bem elaborado e tbm muito esclarecedor. Gostei dos vídeos.
Uma pergunta: Será que a dança, entre os humanos, cumpre tbm a função de preparar o acasalamento como ocorre com muitos outros animais? huahuhahuah Pergunta séria!

Brú disse...

Comentariozinhos a parte.... ( Perguntem pros meninos depois) Eu sempre fui a mais chata, mais metal from hell ... nunca liguei pra nada q nao fosse sacudir a jaca em cima do palco, atras do palco , ou no meio do povão ....mas a idade foi chegando e descobri que precisava de algo a mais devido as decendencias da minha avó me indicaram a danca do ventre ... e desde entao sao 3 anos me dedicando nessa arte. Hj eu digo... dançar espanta qualquer mal q tenhamos...e qualquer besteira q pensamos...foi ali q eu aprendi a ser uma nova Duda...e é ali q busco todos os meus objetivos nao só como bailarina... mas tbm como mulher!

Brú disse...

E meninoooos!!!! Vou colocar vcs pra dançar dabke!!!!!!!!!!!!!

yalaaaaah habib's!!!!!!!!

Maguita* disse...

Tony: Fiz ballet por 9 anos... uns 4 meses de samba de gafiera, arrisco um bolero, lembro um pouco do jazz... comecei tango semana passada... e omg, eu nunca tinha pensado nesse lado >_>

sei lá, descobri a pouco tempo que tem muito menino fazendo dança pra atrair/conhecer meninas =x

http://br.youtube.com/watch?v=uPmRXKEX9oc

tosco, mas se vocês olharem os comentários, metade dos meninos cogitam a possibilidade de fazer um pas de deux >__>"

Álvaro Diogo disse...

http://www.fotolog.com/bruhessel

texto da duda sobre dança do ventre... confiram..

flws!

George Ruchlejmer disse...

Ótimo post, com certeza é outra paixão minha também bem longe de ser conquistada, talvez por vários motivos coincidentes aos do Talaio, mas enfim...

Curti mesmo o post, sobre o Frevo eu tinha só escutado falar, nunca tinha visto a dança, omg o.O .... muito bom !! ... o nosso querido Tchaikovsky sempre muito inspirador em qualquer que seja a arte, não só dança, mas cinema, teatro, pintura... tudo! O Break não é muito a minha cara, mas acho dahora as técnicas e a dança do ventre é demais também, a harmonia em que as dançarinas se encontram é realmente muito bonito!

Bem... eu to mó afim de ir no The Clock, é um rock abilly bar XD.... muito bom segundo indicações do meu prof de inglês que frequenta, e a minha amiga Bia. Só falta aprender a dançar.

e falando sobre rock abilly, a Maga me passou uma indicação de filme ótimo, vou postar aqui pra vocês baixarem.

Aline Temoteo disse...

Também sou do rolê dos que gostam de dança e não sabem dançar =[
MAS TAÍ uma meta! Bora?
Até o final do ano tem que dançar alguma coisa! rs
o/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...