--- Frase de Agora! ---
"A água é para os escolhidos
Mas como podemos esperar que sejamos nós..
... eu e você?"

Máquina do Tempo: Vaga Viva do Coletivo Ideia Nossa. A única vaga viva do lado de cá da ponte =) Vaga Viva do Ideia Nossa

Destaque da Semana: Onde está o sol que estava aqui?
Ladrões de sol, crise hídrica e êxodo rural

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Esperanza Spalding: Revelação do Jazz




Há tempos não se via uma artista revelada no cenário do jazz despertar tanto interesse.


Revelação do jazz dos Estados Unidos, contrabaixista e cantora Esperanza Spalding virá ao Brasil para apresentações no Tim Festival
Revelação do jazz dos Estados Unidos, contrabaixista e cantora Esperanza Spalding veio ao Brasil para apresentações em SP e RJ

A reação de David Letterman, o mais popular entrevistador da TV norte-americana, foi sintomática. "Você é absolutamente maravilhosa", derreteu-se ao ouvir a contrabaixista e cantora Esperanza Spalding, um mês atrás, em seu talk-show.

As publicações especializadas em jazz também não têm economizado elogios. A influente "Down Beat", por exemplo, acaba de elegê-la "melhor baixista acústica em ascensão".

O alvoroço é compreensível, já que essa bela norte-americana de 23 anos traz um pacote completo: além de se destacar como instrumentista e cantora, ela também compõe e leciona na badalada Berklee College of Music, em Boston.

Platéias de São Paulo e Rio puderam conferir os atributos da moça ao vivo, em outubro, no Tim Festival. Para quem se interessou, pode apreciar seu talento instrumental e vocal, no saboroso álbum "Esperanza", que a gravadora Universal acaba de lançar no Brasil.

"Ouvi muita música pop, R&B e rap quando era mais jovem", disse a jazzista à Folha, citando entre seus favoritos de adolescência as bandas Cibo Matto, Counting Crows e A Tribe Called Quest, além do rapper LL Cool J e da cantora Tori Amos. "Escutei muito rock alternativo, mas muita música clássica também."

Logo na primeira faixa de seu álbum, uma versão bem pessoal de "Ponta de Areia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), ela demonstra que seu gosto musical é mais amplo ainda, passando pela MPB.

"Eu me sinto muito ligada à música brasileira, particularmente à melodia e à harmonia, que contribuíram bastante para meu estilo de compor e tocar", afirma Esperanza. Não é à toa que, para criar os arrojados contrapontos de voz e baixo que exibe no CD, ela costuma se exercitar tocando e cantando algumas das intrincadas melodias de Hermeto Pascoal.

Com uma história de vida semelhante às de vários astros do jazz, Esperanza nasceu em Portland, no estado de Oregon, onde foi criada pela mãe. "Ela tocava um pouco de piano e cantou por algum tempo com uma banda local de jazz, mas nunca chegou a se tornar profissional", conta, creditando à mãe muito do estímulo que a levou a se decidir pela carreira musical.

Precoce, aos 20 anos Esperanza se tornou a mais jovem professora na história da Berklee College, com exceção do guitarrista-prodígio Pat Metheny. Mesmo assim, seu evidente talento não a livrou de enfrentar o machismo de alguns colegas, típico de um universo musical ainda dominado pelos homens.

"Para ser honesta, não quero participar desse jogo de provar que posso conviver com os machões. Eu trabalho duro para aprimorar minha habilidade técnica, porque quero ser capaz de me expressar e de interagir com todo tipo de música. Ver professores aconselhando alunas a se prepararem para uma carreira dominada pelos homens implica afirmar que as coisas são assim e que você deve se acostumar. Acho isso uma espécie de ofensa", rebate a baixista e cantora.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u424818.shtml com adaptações.

http://www.4shared.com/get/71444172/bcb66e85/Esperanza_-_Spalding_Esperanza__2008_.html

6 comentários:

George Ruchlejmer disse...

reeditado também, verifique se faltou algo...

Álvaro Diogo disse...

tava faltando só a fotinho dela, mas já atualizei ^^

George Ruchlejmer disse...

show de bola, to mó empolgado ja antes mesmo de baixar ! rsrs.... terminou o download agora, vou ouvir !! vlwww

Álvaro Diogo disse...

cara... é mt bom...se vai gostar...
posta aih suas impressões depois...flws!

- YuH disse...

Ela nasceu onde a Maga mora! ;P

Máh...ser ler esse post...pega um autógrafo pra gente...pela familia dela! =D

- YuH disse...

Apesar de não gostar muito de Jazz...gostei das músicas dela...algumas são meio mistura de MPB...

Mas ela é sim um prodigio...toca muito bem =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...